Como acabar com a fragilidade das unhas

Problemas com a fragilidade das unhas é mais comum do que se imagina e afeta a maioria das mulheres. Você também tem esse problema? Saiba que ele tem solução, conheça as causas e cuidados para acabar de vez com esse problema.

Unhas

As unhas quebradiças são aquelas que apresentam alto grau de fragilidade e quebram continuamente ou se abrem em camadas. Geralmente são unhas muito finas e com pouca resistência.

Causas de unhas frágeis e fracas

Existem várias causas que podem influenciar a aparência desse problema:

Má alimentação

Nossas unhas são formadas pela proteína queratina e necessitam de certos nutrientes para sua formação, crescimento e regeneração. Quando a dieta é pobre em vitaminas A, B, C e E, ferro, cálcio e zinco, as unhas não recebem de forma eficaz os nutrientes que necessitam, ocasionando a fragilidade e interferindo em seu crescimento.

Agressões externas

Produtos químicos como o detergente e alvejante, por exemplo, desgastam as unhas e as ressecam devido os ingredientes prejudiciais presentes em sua formulação.

Deixar as unha submersas em água por tempo prolongado, faz com que absorvam o líquido, fiquem moles e se tornem mais fracas.

O uso de acetona demasiado também é prejudicial, uma vez, que a substância é muito forte, podemos observar isso ao remover o esmalte e aparecer manchas esbranquiçadas nas unhas.

O hábito de roer é um motivo óbvio, mas a saliva é alcalina e resseca as unhas e cutículas deixando-as quebradiças, além de o hábito forçar as matrizes.

Usar as unhas para digitar ou abrir objetos como latas, força as matrizes e as enfraquece.

Doenças

Algumas doenças afetam o crescimento e saúde das unhas, por falta de nutrientes, má circulação do sangue e problemas hormonais. Exemplos: anemia, má circulação, diabetes, problemas com tireoide.

Unhas fracas cuidados

Dicas para evitar unhas frágeis e fracas

Estas são algumas dicas que nos ajudarão a ter unhas mais saudáveis ​​e fortes:

Alimentação

Uma dieta saudável é necessária e irá influenciar a boa saúde das unhas, consuma alimentos ricos em vitaminas, proteínas e zinco. Além de auxiliarem na saúde das unhas, pele e cabelos, uma dieta equilibrada pode ajudar emagrecer.

Consuma alimentos como frutas, verduras, leguminosos, folhas verdes escura, ovos, frango, carnes, soja, leite, peixes, queijo e outros.

Luvas 

Ao realizar tarefas domésticas que necessitem do uso de produtos químicos, ou que necessitem ficar em contato com água por tempo prolongado, utilize luvas de silicone ou borracha.

Manicure

Ao fazer as unhas use cremes para amolecer cutículas ao invés de deixar os dedos de molho em água. Certifique-se de que os instrumentos estão esterilizados e limpos.

Esmaltes e postiças

Fique ao menos dois dias sem esmaltes e unhas postiças nas unhas, para que elas respirem e se recuperem. Isso irá evitar manchas e enfraquecimento.

Mudança de hábito

Ao digitar e abrir objetos como latas e outros, use a ponta dos dedos ao invés das unhas, o mesmo serve para unhas postiças, pois mesmo que não sejam naturais elas podem descolar e necessitar de mais manutenções.

Carregue consigo balas, goma de mascar ou outras coisas que possam ser usados ao sentir vontade de roer as unha, fazendo com que não pratique o hábito. 

Hidratação

Use cremes ou ceras hidratantes específicas para unhas e cutículas, aplique fazendo movimentos circulares suavemente, para ajudar a ativar a circulação no local, melhorar a aparência e aspecto, além de fornecer a umidade que necessitam. Faça hidratações todos os dias ao menos uma vez.

Esmalte

Fortalecedores

Aplique base fortalecedora nas unhas antes do esmalte, isso faz muita diferença e ainda protege as unhas da pigmentação. Receitas caseiras para fortalecer as unhas, também ajudam muito, alguns ingredientes como óleo de coco, azeite, rícino, amêndoa, fortalecem, hidratam e melhoram a aparência.

Exemplo:


Azeite de oliva

Contém ácidos graxos essenciais e vitaminas nutritivas.

Misture uma colher de azeite com algumas gotas de limão (propriedade clareadora), aplique sobre as unhas massageando suavemente.

Repita ao menos 2 vezes por semana antes de dormir, pois a noite é o período de regeneração e que menos lavamos e usamos as mãos, isso proporcionará uma ótima hidratação.

Essas foram às dicas para ter unhas fortes e saudáveis. E vocês meninas, o que fazem para cuidar das unhas? Compartilhe conosco nos comentários.


Por Thais Borges Esmaltecos


1 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Um comentário:

  1. Miga com certeza esse post foi muito util pra mim.minhas unhas são bem frágeis e nao sabia bbemo que fazer agora ja sei e com certeza vou por cada dica em pratica.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.